Pular para o conteúdo principal

Vamos falar sobre: Dúvidas em migrar para plotter profissional?


Bom dia Crafters!

Hoje o assunto é sobre dúvidas em migrar para plotter profissional

Chega de sofrer!

Sim, estou olhando pra você Sil...

Com certeza você ouviu histórias que beiram o absurdo, mas será mesmo que um plotter de recorte pode dar tanto trabalho assim?

E se dá tanto trabalho assim porque vende feito água no verão?

Um belo dia você acorda e decide dar uma basta nessa relação de amor e ódio.

E agora?

Oncotô, Poncovô?

O primeiro desafio é encontrar um novo plotter, mas não um plotter qualquer. Tem que ser o
  
"PLOTTER DAS GALÁXIAS!"

 
(Não aceite menos, lembre-se você já sofreu d+)

No mercado profissional o jogo muda radicalmente e as opções são muitas, mas muitas mesmo.

Confesso que bate aquela vontade de voltar a usar aquele chinelinho velho outra vez, mas seja forte, não desista agora.

A escolha perfeita!

Existem diversas marcas no   mercado e você deve se atentar por fatores que fazem a diferença na hora da compra.

Exemplos:
Tempo de mercado, garantia, suporte e assistência técnica...

Não adianta nada dizer que é PROFISSIONAL e oferecer somente 3 meses de garantia ou pior, o vendedor desaparecer depois de fechar a compra.

Tá aí o porque da “Sil” vender aos montes, a máquina é danada de RUI...dosa heh, mas o suporte da empresa é de tirar o chapéu. É quase padrão Apple.

Começar de novo

Trocou o plotter, trocou o software e agora?  Ferrou tudo neh kkk

O que fazer com toda base de arquivos que você criou ao longo dos anos?

Vou perder tudo?

Calma, vem que no caminho te explico.

Formatos de arquivos

Os plotters profissionais utilizam softwares padrões da indústria de sinalização, os mais conhecidos são: FlexiSign, SignMaster, EuroCut, WinPCSIGN...

Não se preocupe, a maioria desses softwares são capazes de importar e exportar nos principais formatos de arquivos.

Vetores: AI, EPS, CDR, DXF, SVG...

Imagem: PSD, TIFF, JPG, PNG, BMP...

E studio3 e FCM não?

Esses formatos são proprietários, criados pelo menos fabricantes dos plottters domésticos Brother e Sillhouete.

Você que trabalha a anos com Silhouette ou ScanNcut e migrou para plotter profissional não precisa se preocupar, com alguns pequenos ajustes toda sua  biblioteca de arquivos estará a salvo. Ufa!

Se liga no passo-a-passo

Se você usa o Silhouette Studio tem duas opções, adquirir o upgrade da versão Business, nela você converte facilmente seus arquivos de corte para SVG e salva suas artes no  formato PNG.

Caso não tenha a versão paga também existe uma solução!

Acesse o site:
www.ideas-r-us-software.uk/
No menu File Converters, escolha a opção: Silhouette Studio to SVG

Carregue o arquivo de corte e clique no botão Convert Studio to SVG e pronto, agora é só salvar em seu computador.

Ah, uma dica importante é que o site só converte vetores, as imagens da sua arte não estarão presente após a conversão.

Depois é só refazer a arte no software da sua plotter, seja ele o SignMaster, FlexiSign, VinylMaster...

Ah, lembrando que esse mesmo site também converte arquivos da ScanNcut, é só ir ao menu File Converters e escolher a opção Brother FCM to SVG o restante do procedimento é o mesmo.

Sobre usar o PDF Creator para salvar a arte diretamente do Studio não é uma boa opção pois o arquivo gerado será todo fatiado e a imagem impressa sairá toda quadriculada.

Estou fazendo testes com um gabarito do SignMaster para ser usado dentro do Studio, assim você cria suas arte e imprime direto dele e apenas corta na sua plotter profissional. Quando esses testes ficarem 100% ok volto aqui para postar a dica.

No começo esse fluxo de trabalho pode até parecer complicado, mas com o passar do tempo vai  ficando mais simples até chegar ao ponto em que você cria tudo  diretamente no software do novo plotter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação da Plotter CUTOK DC240/330

Olá crafters, se você já leu o primeiro post já deve estar familiarizado com o assunto, caso não tenha lido reserve um tempinho para saber um pouco mais sobre plotters. O post de hoje será bem didático, quase um tutorial de como instalar os drivers e configurar a plotter CUTOK DC240/330. Já vou adiantando que no Windows 10 ainda não obtive sucesso na instalação/configuração apesar de ter visto relatos de casos de sucesso no forum da Make the Cut!...segui o passo-a-passo e nao deu certo aqui, caso vc queira tentar aí na sua casa segue o link, https://forum.make-the-cut.com/discussion/46421/bosskut-gazelle-windows-10-it-works se conseguir volte aqui nos conte para que assim possamos ajudar outras pessoas. Sem mais delongas vamos ao que interessa! Se no Windows 10 não funfa então nos resta outras versões do Windows a saber 8.1, 8, 7, Vista e XP...testei no Windows 7 Professional 32 e 64 bits e no Windows 8.1 Pro 32 e 64 bits, as imagens que illustram esse post são do PC usando a ve...

Dica rápida: Instalar os drivers da Cutok no Windows 10

Olá Crafters!. Já faz bastante tempo que não posta nada novo por aqui, mas agora vou começar postar com frequência pois consegui comprar uma nova Cutok. Essa dica é pra quem está com dificuldades em instalar os drivers da Cutok no Windows 10. Confesso que também esbarrei nesse problemas mas até então não tinha encontrado uma solução definitiva. Descobri que o problema estava nas portas USB 3.0. Alguns periféricos USB 2.0 não são reconhecidos pelo Windows 10 em computadores ou notebooks onde a placa-mãe tenha somente portas USB 3.0. (Estou afirmando isso somente com base em meus experimentos aqui com os computadores e notebooks que tenho em casa, caso você tenha conseguido em PCs e Ntbks com USB 3.0 me ajude por favor!) Cheguei a essas conclusões depois de testar a Cutok em 3 Computadores Desktops, sendo 2 deles um pouco mais antigos onde as placas-mãe só tinham portas USB 2.0 e 1 computador mais novo somente com portas USB 3.0, testei também em 2 notebooks, um Positivo antigo somente c...

Software de controle Parte 2 - VinylMaster/SignMaster

Como mencionado anteriormente para obter um corte preciso as plotter de recorte necessitam de ajustes tanto no hardware como no software e para que isso possa ocorrer da melhor forma possível se faz necessário de um software de controle. Muita gente utiliza o CorelDRAW, Illustrator, Inkscape, AutoCAD ou outros softwares para enviar corte para plotter, mas esses softwares não são indicados para essa tarefa pois não foram desenvolvidos para esse fim. No mercado existem uma infinidade de softwares de comando para plotters de recorte e cada um atende um nicho/necessidades específicos de um clientela e também existem softwares mais genéricos que atende uma ampla variedade de marcas e equipamentos. O VinylMaster é desenvolvido pela Future Corporation Ltd., empresa australiana que atua a mais de 30 anos no mercado de softwares de controle para plotters e impressoras de grandes formatos. Além do VinylMaster a Future desenvolve outros softwares como o ColorMaster, DRA...