Bom dia Crafters, hoje vamos falar sobre papéis!
Quem aí gosta de papéis? hehe
Os papéis são a base do nosso trabalho diário e conhece-los melhor é fundamental para tirarmos o máximo de proveito desse material.
Inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta!
Fonte: https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm
Passados muitos séculos o papel passou por diversas transformações e a tecnologia de fabricação evoluiu tanto que possibilitou a criação de novos produtos com as mais diversas matérias primas, texturas e cores.
Hoje contamos com uma certa facilidade para encontrar papéis variados nacionais e bambém importados a um custo bem menor, podendo assim criar nossos personalizados com um toque de exclusividade e muita criatividade.
Listei abaixo os papéis mais comuns que uso atualmente nos meus projetos
OFFSET
Papel poroso que permite melhor absorção das tintas nas impressões. Possui alta brancura, lisura, e é considerado um material econômico, versátil e rentável. Aceita impressão laser, jato de tinta, serigráfica, hotsamp...
Sugestões de uso: caixas, tags, apliques, convites, cartões de visitas...
CRAFT
Ou Kraft, esse papel é produzido a partir da celulose de bambu, conferindo uma maior resistência, durabilidade e aderência a impressões. Hoje é possível encontrá-los nas cores branco, preto e pardo (mais comum) e em variações lisas ou com texturas.
Sugestões de uso: caixas, tags, sacolas, envelopes, convites...
FOTOGRÁFICOS
Possui alta qualidade de impressão na jato de tinta ou laser, conferindo cores mais vivas e resolução da imagem. Encontrado em duas versões Matte (Fosca) e Glossy (Brilho) possuem baixa durabilidade exposto a raios UV e é mais sensível a dobras.
Sugestões de uso: convites, caixas, cartões de visitas, tags...
COLORPLUS
Papel liso de Alta qualidade, colorido na massa possibilitando ótimo acabamento, pois não deixa vincos brancos.
Aceita vários tipos de acabamentos e impressão como: jato de tinta, laser, relevos seco e americano, foil...
Sugestões de uso: convites, caixas, cartões de visitas...
SCRAPBOOK/CARDSTOCK
São papéis estampados originalmente criado para compor páginas decoradas de álbuns de fotografias, mas acabou ganhando espaço em outros mercados como scrafesta e personalizados.
Sugestões de uso: apliques nos personalizados, caixas, convites...
LAMICOTE
Possui acabamento metalizado em apenas uma ou nas duas faces do papel. De gramatura alta, geralmente 250g é um papel rígido e extremamente sensível a marcas e riscos, por isso seu armazenamento e manuseio requerem cuidados redobrados.
Sugestões de uso: apliques, caixas, topos de bolo...
GLITTER
Papel com acabamento metalizado e textura porosa, indicado somente para acabamentos e detalhes, não podendo ser impresso em impressoras comum, mas há relatos de sucesso em impressão serigráfica.
Sugestões de uso: apliques, caixas, topos de bolo, toppers, molduras...
E vocês Crafters, quais são seus papéis preferidos?
Comentários
Postar um comentário