Pular para o conteúdo principal

Como assim Bial? - Plotter de Recorte CUTOK DC240/330


Uma coisa que não podemos negar é que as plotters de recorte vieram para ajudar e facilitar o mercado de personalizados em geral, antes elas eram ferramentas de um nicho de mercado especifico, mais precisamente o de sinalização e com o passar do tempo e o lobby de uma empresa gigante - Graphtec Corporation - tornou essa ferramenta acessível ao grande publico. É inegável a liderança da Silhouette no mercado de plotter voltadas para uso doméstico, mas outras marcas também estão despontando no mercado como a Brother com suas ScanCut e a Provo Craft com sua linha Cricut, na lanterninha temos a Sizzix com sua Eclips.

O mercado de plotter profissionais é imenso e movimenta milhões todos os anos e muitas dessas empresas estão voltando os olhos para o mercado domestico criando soluções mais acessíveis de suas maquinas. Dentro desse mercado existe uma zona cinzenta de plotters de recorte chinesas e é de lá que saem alguns produtos bons e também produtos ruins. Mais adiante vamos nos concentrar no produto a que se refere esse post, a Cutok DC240/330.


Se você é dono e proprietário de uma plotter de recorte Cutok DC240/330 já deve ter tido aquela vontade imensa de jogá-la contra a parede, cancelar a compra e pedir reembolso ou esteja imaginando o que se passava em sua cabeça quando decidiu compra-la. Mas pera lá, será mesmo que essa plotter é tãoooo ruim assim? E as Silhouettes da vida que todo mundo diz que são super temperamentais, que só cortam o que querem e quando querem.  

Quando iniciei minhas atividades de personalizados para festas e eventos decidi comprar um plotter de recorte e com 0 de entendimento nessa área recorri a fonte de informação que todo mundo apela nessas horas...sim, o tio Google. Entre idas e vindas, dias e semanas a fio vasculhei por sites, blogs, reviews e grupos por informações sobre qual a melhor plotter para o meu negócio e cheguei a conclusão de que estava com mais dúvidas do que com respostas.

Levei um bom tempo ate fechar a compra da minha plotter e sim minha primeira opção foi uma Silhouette, depois minha segunda opção foi a ScanCut e por fim quase que fecho a compra de uma Cutok DC330. Acontece que não comprei nenhuma dessas, optei por uma plotter profissional de verdade, uma Foison E12L e não me arrependo da compra. Ela é robusta e aceita cargas de trabalho altas coisas que uma plotter doméstica não daria conta, além do custo de manutenção menor.

Voce deve estar se perguntando o porque desse falatório se o post é sobre a Cutok. Pois bem então vamos lá. Sim, tenho uma Cutok e não eu não a comprei, fiz uma troca sem troco através do Marketplace do Facebook. Fiz rolo numa dessas por um Tablet 2 em 1 da Asus que estava guardado a anos e que não tinha mais utilidade para mim. 

Formalizamos a troca e ela chegou após uma semana e lógico que fui opera-la...ou melhor tentar opera-la. Acontece que parei onde a maioria dos donos de uma dessas param, alguns com um pouco de esforço conseguem superar os muitos desafios que é operar esse equipamento. Mas não pense que se fosse uma outra plotter as coisas seriam mais fáceis. Dependendo da marca/modelo da sua plotter você pode ter muita dor de cabeça. Não é porque a Silhouette é mais fácil de operar que eu já vou tira-la da caixa e sair criando o que quiser e recortando tudo o que vir pela frente. A facilidade de operação de uma Silhouette é fruto de um esforço gigantesco para que vc fique preso a tudo que a empresa produz, então hardware e software funcionam em harmonia (SQN rsrs) para que vc fique bem a vontade dentro dos jardins murados da Sillhouete - isso é +/- o que a Apple faz com seu iDevices 😤.

Numa plotter profissional a curva de aprendizado é um pouco maior dependendo do seu ponto de partida. Se vc já tem algum conhecimento em softwares gráficos (CorelDRAW, Adobe Illustrator, Inkscape...) sua largada é de um lugar mais a frente comparado a alguém que nunca utilizou esses aplicativos. 

As plotters de recorte, assim como as impressoras trabalham com uma linguagem própria a HP-GL e através dessa linguagem elas se comunicam com o software que a comanda. É possível enviar para  corte uma arte desenhada no CorelDRAW, Illustrator, Inkscape, AutoCAD...mas esses softwares vetoriais não são os ideais para operar uma plotter, pois existem muitos comandos e ajustes finos necessários para se realizar um corte preciso. Para isso existem softwares específicos para esse fim, alguns são proprietarios e só operam com o hardware especifico como é o caso das plotters domesticas mais comuns, o Silhouette Studio usados pelas plotter da Silhouette, o Canvas usado pelas ScanCut e o Desing Space da Cricut.

Acontece que existem outras opções de softwares profissionais voltados para a área de sinalização - mercado original das plotters de recorte e esses softwares operam uma infinidade de máquinas independente do fabricante - (podemos compara-los como um sistema operacional Windows, onde vc adquire uma licença e instala no seu PC que vc mesmo montou ou num de marca como HP, Dell, Acer...). Esse é exatamente o calcanhar de Aquiles da Cutok, o software que a acompanha - (Cutok Master) - não é o ideal pois ele é muito limitado e o uso paliativo com software gráficos não tiram todo o proveito do equipamento.

Depois de pesquisar em muitos Foruns, YouTube e Blogs consegui encontrar poucas informações sobre essas plotters e muitos usuários que buscam essas informações estão com dúvidas e/ou perdidos em relação de como se instala e opera o equipamento. Ciente de tudo isso resolvi criar um tutorial para tentar sanar algumas duvidas e capacita-los a utilizar a plotter Cutok.

Então até o próximo post onde vou explicar o passo a passo de como instalar os drivers da plotter. Posso contar com você? Qualquer duvida deixa seu comentário aí 😉









































A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação da Plotter CUTOK DC240/330

Olá crafters, se você já leu o primeiro post já deve estar familiarizado com o assunto, caso não tenha lido reserve um tempinho para saber um pouco mais sobre plotters. O post de hoje será bem didático, quase um tutorial de como instalar os drivers e configurar a plotter CUTOK DC240/330. Já vou adiantando que no Windows 10 ainda não obtive sucesso na instalação/configuração apesar de ter visto relatos de casos de sucesso no forum da Make the Cut!...segui o passo-a-passo e nao deu certo aqui, caso vc queira tentar aí na sua casa segue o link, https://forum.make-the-cut.com/discussion/46421/bosskut-gazelle-windows-10-it-works se conseguir volte aqui nos conte para que assim possamos ajudar outras pessoas. Sem mais delongas vamos ao que interessa! Se no Windows 10 não funfa então nos resta outras versões do Windows a saber 8.1, 8, 7, Vista e XP...testei no Windows 7 Professional 32 e 64 bits e no Windows 8.1 Pro 32 e 64 bits, as imagens que illustram esse post são do PC usando a ve...

Dica rápida: Instalar os drivers da Cutok no Windows 10

Olá Crafters!. Já faz bastante tempo que não posta nada novo por aqui, mas agora vou começar postar com frequência pois consegui comprar uma nova Cutok. Essa dica é pra quem está com dificuldades em instalar os drivers da Cutok no Windows 10. Confesso que também esbarrei nesse problemas mas até então não tinha encontrado uma solução definitiva. Descobri que o problema estava nas portas USB 3.0. Alguns periféricos USB 2.0 não são reconhecidos pelo Windows 10 em computadores ou notebooks onde a placa-mãe tenha somente portas USB 3.0. (Estou afirmando isso somente com base em meus experimentos aqui com os computadores e notebooks que tenho em casa, caso você tenha conseguido em PCs e Ntbks com USB 3.0 me ajude por favor!) Cheguei a essas conclusões depois de testar a Cutok em 3 Computadores Desktops, sendo 2 deles um pouco mais antigos onde as placas-mãe só tinham portas USB 2.0 e 1 computador mais novo somente com portas USB 3.0, testei também em 2 notebooks, um Positivo antigo somente c...

Software de controle Parte 2 - VinylMaster/SignMaster

Como mencionado anteriormente para obter um corte preciso as plotter de recorte necessitam de ajustes tanto no hardware como no software e para que isso possa ocorrer da melhor forma possível se faz necessário de um software de controle. Muita gente utiliza o CorelDRAW, Illustrator, Inkscape, AutoCAD ou outros softwares para enviar corte para plotter, mas esses softwares não são indicados para essa tarefa pois não foram desenvolvidos para esse fim. No mercado existem uma infinidade de softwares de comando para plotters de recorte e cada um atende um nicho/necessidades específicos de um clientela e também existem softwares mais genéricos que atende uma ampla variedade de marcas e equipamentos. O VinylMaster é desenvolvido pela Future Corporation Ltd., empresa australiana que atua a mais de 30 anos no mercado de softwares de controle para plotters e impressoras de grandes formatos. Além do VinylMaster a Future desenvolve outros softwares como o ColorMaster, DRA...