Pular para o conteúdo principal

Vamos falar sobre: Formatos de arquivos

Olá Crafters!

Hoje vou falar sobre formatos de arquivos, tenho certeza que alguma ideia do que vou falar você já saiba, outras podem ser novidades. Então vamos ao que interessa!





Os aplicativos que usamos diariamente pra criar a arte que personaliza nossas caixinhas ou arquivos de corte são salvos em uma extensão próprias daquele software, geralmente são sufixos que nomeiam o seu formato e também a função que ele desempenha no computador.

Quando usamos nossos computadores, acumulamos uma variedade imensa de dados, seja eles em forma de textos, áudio, vídeos, imagens, planilhas.... Para que o conjunto Hardware (PC/MAC) e Software (Windows/macOS/Linux) possa reconhecere  organizar todos esses dados ele precisa de uma referência de sua origem, ou seja, que software o gerou e quais outros são compatíveis com esse mesmo formato.

Exemplo: arquivos com extensão .exe são compatíveis apenas com o Windows, da mesma forma que arquivos com extensão .dmg são reconhecidos apenas pelo macOS.

Já arquivos do Microsoft Word com extensão .doc, docx são reconhecidos por outros softwares de edição de textos como o LibreOffice Writer e pelo Corel Wordperfect.

Com softwares gráfico isso também pode acontecer, pode ser que ele seja compatível com alguma extensão e outras não, daí se faz necessário a conversão para uma extensão compatível com aquele determinado software que você está usando.

Exemplo o Silhouette Studio, até a versão 4.1 o formato ou extensão .studio só era compatível com o próprio software, a partir da versão 4.2 os arquivos .studio passaram a ser compatíveis com o Graphtec Studio facilitando a vida de muitas pessoas que migravam das plotters domesticas Cameo, Portrait para as plotters profissionais da Graphtec como a Graphtec CE Lite 50.
 
O Silhouette Studio é bastante popular no Brasil devido ao domínio de mercado com suas plotters domesticas e pela gratuidade em sua versão básica do software. 

O formato .studio3 é proprietário e compatível apenas com o Silhouete Studio e Graphtec Studio gerando muita preocupação em quem faz migração de plotters domesticas para profissionais. Para contornar esse problema existem duas soluções. A primeira e mais pratica é fazer o upgrade para as versões pagas do Designer ou Business do Silhouette Studio. Nessas versões é possível exportar em outros formatos como o svg e pdf, facilitando o fluxo de trabalho em outros softwares vetoriais ou de controle de plotters como o SignMaster, Flexi, EasyCut Studio, Sure Cuts a Lot entre outros.

A segunda possibilidade é converter o arquivo .studio3 para .svg através do site http://www.ideas-r-us-software.uk/FileConverters/SilhouetteStudioConverter.aspx
Lembrando que nesse site somente o vetor é convertido para o formato .svg, todas as imagens que compõem a arte serão ignoradas sendo necessário refazer tudo novamente no software que você for importar o arquivo.

O CorelDRAW e o Adobe Illustrator até conseguem importar/exportar arquivos com certa compatibilidade e sem perdas de efeitos, mas o ideal é sempre trabalhar com o formato ou extensão nativa do software ou um formato que seja universal, como o .eps, .dxf. Essas extensões de arquivos são compatíveis com diversos softwares e você pode abri-las, edita-las e depois salva-las no formato nativo do software ou exporta-la para outro caso queira.

Agora vamos falar sobre os formatos de arquivos (extensão) mais comuns que nossas plotters de recorte são compatíveis. 
 
 

 
.zip ou .rar são formatos de compressão.

Quando compramos arquivos em uma loja virtual eles estão dentro de uma pasta. Para extrai-los em seu PC use um dos seguintes softwares: Winzip, Winrar, 7zip, Filzip...
 
 

 
 
.vDoc é o formato de arquivo do SignMaster e VinylMaster, DrawCut, DragonCut, StarCut...entre outros

O SignMaster e o VinylMaster são softwares de comando para plotters de recorte profissionais. Plotters da Foison, BannerCut, Tander, Agrotama e Mecolour já saem de fabrica com o SignMaster 
 
 


.dxf é um formato de arquivo vetorial. 
 
Quando compramos um arquivo de corte com certeza virá nesse formato.

A maioria dos apps que usamos para personalizar reconhece esse formato: Silhouette Studio, CorelDRAW, Illustrator, Inkscape, SignMaster, FlexiSign... 
 
 

 

.pdf é um formato de arquivo reconhecido por diversos softwares como o CorelDRAW, Illustrator, SignMaster, FlexiSign e também pelos sistemas  Windows, macOS, Linux...

É muito comum comprar arquivos de corte no formato PDF, quem é “tesourette” sabe muito bem do que estou falando.



.fs é o formato de arquivo do FlexiSign

O FlexiSign é um software de comando para plotters de recorte profissionais.

As novas Foison já saem de fábrica com ele. 




.svg é um formato de arquivo vetorial.

A maioria dos apps que usamos para personalizar reconhece esse formato: Silhouette Studio - (versão paga), Cricut Desing Space, CorelDRAW, Brother CanvasWorkspace, Illustrator, Inkscape,   SignMaster, FlexiSign...
 
 


 
.ai é o formato de arquivo do Adobe Illustrator.

O Adobe Illustratror é um software    vetorial muito usado por designers para personalizar e até mesmo criar arquivos de corte, eu por exemplo crio tudo nele e depois envio para o corte através do SignMaster e EasyCut Studio.
 
 
 

 
.studio3 é o formato de arquivo do Silhouette Studio.

O Silhouette Studio é o software de desenho e controle das plotters domésticas Portrait, Cameo e Curio. É bastante popular no Brasil por ser gratuito em sua versão básica. Formato de arquivo incompatível com qualquer outro software vetorial.



Nosso amado CUTOK Master (nem tão amado assim neh rsrs) é compatíveis com as extensões.

.cok - formato nativo
.dxf - formato compatível
.plt - formato compatível

Já no Easy Cut Studio temos mais opções de compatibilidade de formatos nativos
 

Importação


 Exportação


No VinylMaster oferece uma maior variedade de formatos de arquivos compatíveis tanto na importação como exportação.


Outros formatos suportados pelo VinylMaster


Bem, espero que tenham gostado desse post! 

 Ah não deixem de comentar caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar algo com a nossa comunidade crafter aqui e no nosso grupo CUTOK Brasil lá no Facebook.

 

 Forte abraço e até o próximo post!

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação da Plotter CUTOK DC240/330

Olá crafters, se você já leu o primeiro post já deve estar familiarizado com o assunto, caso não tenha lido reserve um tempinho para saber um pouco mais sobre plotters. O post de hoje será bem didático, quase um tutorial de como instalar os drivers e configurar a plotter CUTOK DC240/330. Já vou adiantando que no Windows 10 ainda não obtive sucesso na instalação/configuração apesar de ter visto relatos de casos de sucesso no forum da Make the Cut!...segui o passo-a-passo e nao deu certo aqui, caso vc queira tentar aí na sua casa segue o link, https://forum.make-the-cut.com/discussion/46421/bosskut-gazelle-windows-10-it-works se conseguir volte aqui nos conte para que assim possamos ajudar outras pessoas. Sem mais delongas vamos ao que interessa! Se no Windows 10 não funfa então nos resta outras versões do Windows a saber 8.1, 8, 7, Vista e XP...testei no Windows 7 Professional 32 e 64 bits e no Windows 8.1 Pro 32 e 64 bits, as imagens que illustram esse post são do PC usando a ve...

Dica rápida: Instalar os drivers da Cutok no Windows 10

Olá Crafters!. Já faz bastante tempo que não posta nada novo por aqui, mas agora vou começar postar com frequência pois consegui comprar uma nova Cutok. Essa dica é pra quem está com dificuldades em instalar os drivers da Cutok no Windows 10. Confesso que também esbarrei nesse problemas mas até então não tinha encontrado uma solução definitiva. Descobri que o problema estava nas portas USB 3.0. Alguns periféricos USB 2.0 não são reconhecidos pelo Windows 10 em computadores ou notebooks onde a placa-mãe tenha somente portas USB 3.0. (Estou afirmando isso somente com base em meus experimentos aqui com os computadores e notebooks que tenho em casa, caso você tenha conseguido em PCs e Ntbks com USB 3.0 me ajude por favor!) Cheguei a essas conclusões depois de testar a Cutok em 3 Computadores Desktops, sendo 2 deles um pouco mais antigos onde as placas-mãe só tinham portas USB 2.0 e 1 computador mais novo somente com portas USB 3.0, testei também em 2 notebooks, um Positivo antigo somente c...

Laser que não é laser + Bônus PAP da gambiarra

 Bom dia Crafters, cá estou de volta para mais um post, dessa vez vamos falar da gambiarra "necessária***" para tornar seus Print & Cut perfeitos. Dentre todos os contratempos que encontrei durante as tentativas de realizar o primeiro corte me deparei com um problema técnico que não teria solução sem uma alteração no hardware da plotter. **** A respeito da gambiarra necessária gostaria de abrir um parênteses aqui - (A minha CUTOK não respondeu ao comando de ativar o LED durante o teste de offset, pode ser que a sua responda...existem varias versões dessa plotter no mercado e consequentemente com algumas atualizações de placa-mãe, então pode ser que você tenha sorte em não precisar fazer essa modificação). Como assim Bial? Laser que não é laser 😱😱😱 Isso mesmo meus caros, a mira "laser" de nossas amadas CUTOK não é laser de verdade, é apenas um LED Red Point. A imagem do LED acima é exatamente igual ao que vem instalado de f...